sexta-feira, 1 de maio de 2009


Escritos sobre o livro:
A Metamorfose – Franz Kafka

A metamorfose acontece não somente em Gregor, um caixeiro-viajante, ao se transformar em um inseto monstruoso, ela desabrocha em todos os seus familiares que passam a conviver com aquele martírio, começando assim a metamorfosear seus sentimentos, suas opiniões e a maneira habitual, metódica e rotineira como vivem.
Gregor sustentava sua casa e sua família, mas a partir do dia que acordou no corpo de um inseto ficou impossibilitado de dar continuidade ao seu trabalho. Com esta catarse, seu pai, mãe e irmã precisam arranjar um emprego, e mudam assim o curso e o sentido de suas vidas.
A metamorfose é considerada para alguns como realismo fantástico (estudos de mistérios que envolvem a nossa realidade fugindo ao convencional), ou para outros, surrealismo (atividades do subconsciente sem o uso da razão). Embora seja um absurdo a transformação do homem em inseto, a transformação maior no romance de Kafka é a revelação da imundice humana, do ser - humano engolido por uma sociedade capitalista  e quem tem sua casa o reflexo desta. Gregor acordou barata, dormiu barata, e já vivia há tempos barata, o que na verdade se transformou foi o seu corpo físico, porque a pessoa Gregor, nasceu sujeito barata.
Quando a imã de Gregor sugere retirar os moveis do quarto para que ele possa ter mais espaços enquanto inseto, não necessitando mais dos mesmos objetos que necessitava enquanto humano, ocorre então o descentramento e a desreferencialização daquele sujeito, resultando assim, em uma crise profunda de sua identidade. Um quarto vazio tornou-se em seu universo, um deserto, tão anêmico e apático, quanto o deserto descrito por Gilles Lipovetsky, em seu livro, A era o vazio.
Se somos capazes de sentir repulsa por um filho, por alguém que dizemos eu te amo, o que somos e não somos capazes de fazer ou sentir, por aqueles que nos são indiferentes?
Fim de gregor, um copo de vidro caiu, quebrou e sujou o chão.

                                          Jordana Seixas 

3 comentários:

  1. Jordana, adorei o blog, votos para atualizações constantes. Sempre achei "Metamorfose" O Livro de Kafka, maior que "O Processo", não obstante toda a sua influencia. Parabéns, exiba mais seus trabalhos, abraços. (rima não proposital)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Thiago!
    A Metamorfose é um dos livros, não somente de Kafka, mais dentre diversos outros autores, um dos que me deixou mais extasiada de lêr.
    Sempre que possível vou exibir minhas criações e pensamnetos aqui sim!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana a sua conclusão! Me deu uma visão mais clara do que eu já tinha lido, além de ter superado, de forma objetiva, todas aquelas nossas discussões em sala de aula!
    Beijos!
    Ilca Angela

    ResponderExcluir